Como saber se meu Gato está Doente?

Todo animal é indefeso e os gatos não fogem à regra, não podem avisar quando estão doentes, mas, ele tem mudanças de comportamentos que facilmente são identificados por seus tutores, por este motivo é importante que preste atenção a qualquer mudança de comportamento ou reações.

Se seu gato não miar tanto quanto costuma miar, se começar a vocalizar, se começar a ficar quieto em cantos ou até mais agitados do que normalmente são, inquietos ou ariscos, é sinal de que algo está acontecendo com ele.

Muitos gatos se afastam de seus donos, se escondem, ficam quietos e encolhidos em local escuro, focinhos encostados no chão ou para a parede, não querem colo, pêlos arrepiados, pupilas dos olhos dilatadas, caso percebe algum destes detalhes, procure o veterinário, somente ele poderá diaguinosticar seu animal.

Vômitos, diarréias, coceira também são sintomas de que algo não está bem, assim como perda de peso, beber mais água que o habitual, fazer xixi ou suas necessidades fora de sua caixinha de areia é uma maneira que o gato tem de chamar a atenção de seu dono indicando que precisa de ajuda.

Caso precise medicar seu gato com comprimidos, tente alguns truques, como besuntar o comprimido no azeite, para facilitar que desça pela garganta. Observe se ele melhora em dois ou três dias, caso não percebe melhora, retorne ao veterinário mesmo que o retorno esteja agendado mais para frente.

30 comentários sobre Como saber se meu Gato está Doente?

  1. tenho duas gatinhas elas são educadinhas e adotei a pouco tempo, são muito brincalhonas e arteiras mais uma delas faz coco durinho na cx de areia e as vezes mole fora da cx de areia o que pode ser isso? sempre tive gatos e tirando uma que morreu de câncer aos 13 anos os outros nunca tiveram nada graças a Deus morreram de idade mesmo…e eu não sei o que é isso podem me ajudar? obrigada

    • Bom dia Cláudia,

      Essa é uma característica do gato quando quer dizer algo como (não estou bem), talvez alguma ração ou patê não está fazendo bem, por isso as fezes ficam mais moles e o gatinho faz fora da areia nos informando sobre isso. Caso continue, terá de ser feito exame de fezes nele.

      Att,

      Cat Care ABC

  2. JANNE says:

    peguei um gatinho na rua de aproximadamente de 1 mês e meio, ele parecia normal, eu alimentei e coloquei dentro de uma caixa. Mas um dia depois percebi que ele tava com o pescoso um pouco torto e consequentimente a cabeça torta só para um lado,até aí tudo bem pensei que era mania dele srsrsr mais depois foi entortando ainda mais, estou preocupada pq parece que o pescoso vai quebrar de tanto torto. E percebe que ele sente dor pois ele mia muito e fica inquieto. ñ tenho dinheiro para levar ao veterinário, pensei que vc poderia ajudar com sua experiencia para descobrir o que o gatinho tem.
    espero resposta?

    • Bom dia Janne,

      Pelo que vc relata de seu gatinho, ele terá de passar por um veterinário realmente e provavelmente fazer um RaioX ou ultrasonografia, não tem como saber qual o diagnóstico sem um exame.

      Att,

      Cat Care ABC

    • Xk says:

      Jane,
      Você pode levar no Hospital Verinario da USP. Ou outro hospital universitário, geralmente é gratis ou bem mais barato. Tem que ter muita paciencia, mas naos deixe seus bichinhos sofrerem! Boa sorte!

  3. claudia nobrega says:

    oi! a minha gata derrepente começou a rebolar no chão e a miar muito, deixa-me mexer na barriga como nunca deixou, será que passa-se alguma coisa com ela? por favor ajudem me nao sei o que fazer

    • Boa tarde Claudia Nobrega,

      Primeira pergunta, sua gata é castrada?
      Caso ela não seja castrada, este é o comportamento da gata no “CIO”, ela começa a miar mais alto e com um som diferenciado, rola no chão como se tivesse brincando, se esfrega nas coisas e nas pessoas, arrebita o bumbum e coloca o rabo de lado, perde um pouco o apetite e fica mais receptiva à carinhos.
      O tempo do CIO em gatas não é bem definido, pode durar de 3 dias à 15 dias neste estágil mais forte.
      Caso sua gata seja castrada, o ideal é observar seu comportamento e se perceber que algo de errado acontece com ela, melhor procurar um veterinários para exames mais precisos.

      Att,

      Cat Care ABC

  4. Roberta says:

    Tenho um gato macho castrado desde filhote, hoje com 2 anos. Ele sempre se mostrou ativo e brincalhão, porém com a chegada de uma femea, no começo ele estranhou, mas com o tempo se tornaram muito amigos, tipo um corre corre na casa, mas com o tempo ele foi diminuindo o ritimo e hoje fica quietinho demais, mastipo brinca as vezes e talz mas nem tanto, a femea também castramos e hoje tem 9 meses. O que pode ter levado ele a ficar mais quieto? Será que está passando com alguma doença e não sabemos? Ambos desde filhote tem as vacinas completas no Vet.

  5. edinasoares says:

    o gato estava bom e outro dia estava run parese que esta bebado caia do lado para o outro

  6. natalia says:

    oi meu gatinho esta muito doente eu acho ele está mole querendo só ficar dormindo no colo ele era tão espertinho e agora esta tão molinho oque ta acantecendo com ele em porvavor me ajuda eu dei uma dose de ivomec para ver se era verme mais eu acho que piorou porque agora ele esta tremendo.
    ele vai morrer????????

  7. Juliana says:

    Oláá! Bom, tenho 4 gatos e 1 cachorro, 3 femeas e 1 macho, todos os gatos castrados. Percebi que o rabo de uma das minhas gatas, na parte inferior, está caindo, esta bem ralinho, parece que a calda dela até afinou, além de que ela também perdeu peso, ela era bem gordinha! Não sei se pode ser a raçao, pois todos eles comem raçao para cachorros, porque os gatos nao gostavam da raçao para gatos e comiam a de cachorro. Não sei pode ser sarna ou algum fungo, pois ela nao se coça, so lambe o rabo normalmente para se limpar. Reparei também que no meu gato macho, na dobra do pescoço dele, onde a mae os pega, está faltando pelo também, não muito, mas esta. Acho que talvez possa ser de briga, já que ele fica atras de uma gata! Não estou em condições de levá-los ao veterinário, então ajude-me por favor!
    Obrigada desde já !

  8. Jaqueline says:

    Olá. Tenho uma gato de 7 meses não castrado, macho, muito brincalhão, mas hoje ele está quieto. Não quer comer nem beber água. As vezes sobe na janela e fica olhando p fora onde os cães estão. Ontem ele não quia sua comida, mas a noite quando sentiu o cheiro da sardinha saiu miando. Não sei se é bola de pelo nem como retirá-la. Ele só quer ficar deitado dormindo.
    Me ajudem, o que faço?
    obrigada.

  9. Tereza says:

    Tenho um gato que este ano faz 13anos, quando ainda era pequenino foi castrado e sempre foi muito saudavel, de dez dias para ca esta miando muito quando vai fazer coco, as vezes e molinho tipo diarreia e as vezes duro, antes ele ia uma vez de manha na caixinha, agora sao varias idas e todas as vezes ele faz um pouquinho e mia muito tenho certeza que e dor que ele sente, tentei dar duas gotinhas de buscopan mas foi horrivel a boca dele espumou e quem quase morreu de susto fui eu, o veterinario dele viajou e deve retornar somente daqui uma semana, sera que vc poderia me ajudar ou acha melhor eu leva-lo a um pronto socorro veterinario, agradeço sua atençao desde ja…..obrigado.

  10. Patricia Oliveira says:

    Olá, peguei um filhotinho de gato de aproximadamente 3 meses na rua, e como não sabia dei leite a ele, agora está doente com problemas gástrico intestinal, seu comportamento está diferente pois não brinca, só fica no cantinho quieto e como você disse deitado com o focinho encostado no chão. Bem, comecei a dar ração a ele e patê de carne, já está ficando melhor mas ainda continua com esses sintomas de doente. Além disso, como não tenho muita experiência com gatinhos passei loção anti pulgas nele e deve ter passado em excesso pois ele começou a babar de vez em quando, com certeza deve estar intoxicado, agora estar tomando muita água, e sempre evacuava na bandeja e atualmente está fazendo fora. Não estou com muita grana para pagar veterinário o que devo fazer? Devo realmente dar um jeito e levá-lo? Não quero que nada de ruim aconteça com ele.

    Por favor, me responda o mais rápido possível!
    Agradeço desde já!

  11. helena says:

    olá, estou tendo problemas com meu gatinho persa de 3 meses. vou descrever com detalhes pq nao sei mais a quem recorrer! comprei-o qd ele tinha 45 dias, o cara q vendeu falou para dar a primeira dose da vacina logo em seguida. Porém levei ao veterinário e ele disse q a vacina só é dada aos 3 meses, q antes disso só se vermifuga o gato. levei ele para casa e comecei a dar a ração wiskas, qd acabou eu nao encontrei a mesma marca e comprei a catshow. em seguida ele começou a fazer cocô mole e várias vezes ao dia, consultei o vet e ele me recomendou dar yakult. como nao parou e vi q tinha gotinha de sangue nas fezes, levei novamente ao vet e ele disse q era giárgia. dei o remédio conforme prescrito e ele parou de fazer cocô mto mole, mas permaneceu pastoso. a ração novamente acabou e novamente nao encontrei nenhuma das 2 marcas, e troquei novamente pela big boss (todas de filhote). Novamente o cocô amoleceu mais, e agora ele está a 9 dias comendo a ração e ainda as fezes estão pastosas, não líquidas, mas meio moles, e frequentes: de 4 a 5 fezes por dia. levei no vet, expliquei a situação e ele disse para esperar 15 dias sem fazer nada!!!! e ainda disse q a primeira dose da vacina não pode ser dada enquanto ele nao melhorar! estou mto preocupada e sem saída, pq moro no interior e nao tenho opções de veterinário! observo o meu gatinho o tempo todo, ele está sempre alegre e brinca mto, tá crescendo bastante, come bem e bebe agua filtrada direitinho, zelo mto pela higiene dele… ele está soltando pelos ultimamente, é a unica coisa “anormal” q notei além das fezes… por favor, me ajude!!

  12. jose portela says:

    minha gata faz uns 10 dias que ganhou 5 filhotes agora ela fica se arrastando no chão e miar alto por favor o que ela tem?

  13. jose portela says:

    muito obrigado me ajudou muito

  14. Bianca Araujo says:

    Olá,
    Minha gata é muito agitada e não para no colo de ninguém, mas agora ela está muito calma, dorme o dia inteiro, fica babando, se lambeando muito e até deita no nosso colo quando pegamos ela, o que antes não acontecia de jeito nenhum…
    Tomara que você possa me ajudar…

  15. DAYANE PEREIRA says:

    Minha gata tem 5 meses e a 15 dias ela teve um aborto e acabou sendo castrada. Ficou 5 dias sem comer e depois que começou a comer só faz coco mole e fora da caixa. Ela cava, cava mas acaba fazendo fora,parece até que ela não sente está fazendo. O que pode ser?

  16. Malu says:

    Olá. Meu gato de aproximadamente 12 anos parou de miar. Ele tomou um pouco de chuva e depois espirrou um pouco e o miado foi ficando fraquinho e até que sumiu agora, praticamente não sai som. Faz uns 2 dias.
    Ele está comendo e bebendo normalmente e não tem remelas ou tosse ou espirros. Apenas ficou sem voz. O que devo fazer?
    Obrigada.

  17. Angela Merie says:

    Olá! Boa Tarde!
    Tenho 4 gatos, 02 fêmeas (01 de 03 meses e 01 de 03 anos) e dois machos (01 de 03 meses e 01 de 01 ano) todos estão apresentando um quadro de saúde aparentemente bem, comem, bebem água, olhos brilhantes, focinho sempre úmido, porém todos estão apresentando diarreia, com fezes bem moles e outras pastosas. Já dei o remédio de verme há 01 mês, então o que faço neste caso?

    Aguardo,

    Angela

  18. Jamylle says:

    MINHA GATA ESTÁ MT QUIETA ESSES DIAS E ELA ANTES COSTUMAVA PASSEAR PELA CASA PROCURANDO VÁRIOS LUGARES DIFERENTES PARA DURMIR E AGORA SÓ QUE FICAR NA CAMA DELA DEITADA E AS VEZES NA CAIXA DE AREIA O QUE PODE SER? ELA TEM QUASE 7 ANOS DE IDADE.

  19. KARLA says:

    MEU GATINHO ESTA MIANDO MUITO E ESTA COM DIARREIA O QUE SERA,ESTOU DANDO PRA ELE.

  20. oi meu nome e diana a minha gata tem 1 ano e alguns meses eu peguei ela em janeiro em 2012 ela era bem pequena ai entao ela cresceu e num dia seguinte eu vi ela na rua doente miando ai eu peguei ela ele ficou doente e hoje ela esta muito mole o que eu fasso me ajude eu nao tenho dinheiro so tenho 16 anos obrigado

  21. Tainá says:

    Boa noite!

    O meu gato tem aproximadamente quatro meses, paguei ele na rua, recém-nascido, ele tinha sarna, mas está melhor, graças a Deus. Ele sempre foi muito ativo e brincalhão, mas de repente ficou retraído e preguiçoso, percebo também que o olhar dele tá meio tristinho (não sei se é coisa da minha cabeça). Ele come normalmente, porém quando atiço ele com a bolinha que antes ele brincava sem paras, ele não dá atenção, não se anima com antes. Estou com medo que ele esteja com algum problema. O pior é que o veterinário da minha cidade é um assassino. Não sei o que fazer. Essa mudança de comportamento é normal? Minha mãe diz que ele tá mufino porque eu mimo demais. Será possível? Me ajudem, por favor, esse gato é tudo pra mim! Amo demais.

  22. cláudia Ananias says:

    Olá, eu tenho uma gatinha de 6 meses,e já troquei a ração dela 3 vezes. Mas côcozinho dela continua mole e de repente as tetinhas começaram a inchar porém la ainda está ativa e brincalhona.
    Eu não tenho dinheiro para o veterinario o que pode ser?

  23. elaine martins says:

    Olá…tenho um gato q nao é castrado e esta com 15 anos e de uns meses pra cá ele tem miado mto alto..parece um miado de desespero mas não mudou nenhum comportamento alem disso..ele mia alto umas 4 ou5 vezes e depois volta a fazer o q estava fazzendo normalmente. Gostaria de saber se esse comportamento é normal em gatos dessa idade nao castrados.
    Obrigada

  24. Angelita says:

    Boa noite

    preciso de ajuda meu gatinho mia muito quando come, bebe agua e quando faz necessidades . não sei se é normal ele tem um miado diferente para cada momento. e ele tem feito fezes com um pouco bem pouco sangue..

  25. Bruna Luis says:

    Ola eu gostaria de saber se a minha gata esta bem.
    Ela anda com o cio quase todas as semanas,isso nao costumava acontecer.
    So k o problema n e so esse,ela anda a emagrecer,bebe mta agua e mesmo n comendo mto ela vomita.
    Podem-me ajudar a saber se esta tdo bem com ela?Respondam rapidamente por favor.

  26. Mónica Alexandra Varatojo Carvalho says:

    Boa noite! Preciso de ajuda pois não sei o que fazer a minha gata pois está a deixar me preocupada. Derrepente ela deixou de miar,quer dizer mexe a boca e ouve se muito pouco o miar dela. Parece aquelas pessoas quando estão roucas. Ajudei-me por favor!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>